domingo, 24 de abril de 2011

O Espírito Santo – Agente Capacitador da Obra de Deus



Escola Bíblica Dominical
Lição nº 4 – 23 de abril de 2011 Contribuição: Prof. Francisco Araújo.

1) ARREPENDIMENTO – Para os dicionários, é estado vivido por um indivíduo quando não está satisfeito com algo ou alguém. É um estado de descontentamento e pesar. Dor profunda por ter cometido pecado. Lamentação ou pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita. Mudança de intenção ou de ideia.
Segundo a Bíblia, decisão de mudança radical de atitude e vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se abandoná-lo, fundamentando a sua confiança em Deus, o único que pode nos perdoar. O complemento do arrependimento é a FÉ, e os dois juntos produzem a CONVERSÃO, e da conversão vem a vida eterna.
Vem de um verbo reflexivo: ARREPENDER-SE. Certo teólogo declarou: arrependimento é uma mudança de trajetória. É “uma volta de cento e oitenta graus”.
O Arrependimento nos tira da Perdição (II Pe 3.9)
O arrependimento produz humildade e a hulmildade exaltação (Tg 4:8-10; Lc 15:20-24); 2 Cr 7:14;
O verdadeiro arrependimento significa conversão a Deus e aversão ao mundo. (At 3:19)
Há cinco coisas que fluem do verdadeiro arrependimento:
1. Convicção.
2. Contrição. (Sl 34.18); (Salmo 51:16,17)
3. Confissão de pecado. At. 10:23 (Pv 28:13). Salmos 32:5
4. Conversão.
5. Confissão de Cristo diante do mundo. (Romanos 10:9; Efésios 2:8).

O arrependimento é um chamado de Deus Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

2) CONVERSÃO – vem de outro verbo reflexivo CONVERTER-SE. Segundo os dicionários, existem muitas significações para esta palavra. Vamos nos apegar àqueles significados que se aproximam do que estamos estudando. Vejamos: transformar-se, modificar-se, virar-se, voltar-se.
Para a Bíblia, a conversão é o trabalho divino através do qual Deus implanta no ser humano corrupto a natureza divina Jeremias 17:09: "Enganoso é o coração, mais que todas as cousas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?"
Temos uma natureza pecaminosa= uma vontade desesperada de gostar do lixo desta vida; de gostar das coisas erradas. Jeremias 13:23: "Pode acaso o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal?"
Portanto é preciso uma conversão de natureza.

3) adoção – para os dicionários seculares é ato jurídico que cria, entre duas pessoas, uma relação análoga, que resulta da paternidade e filiação legítima mas, mais do que um ato jurídico, é um ato de amor.
Para a Bíblia, adoção é:
Deus colocar no seu testamento o que nos é dado por herança de forma irrevogável, irrecorrível
Outorgar a posição (direitos, privilégios, honras) de filho de Deus; outorgar filiação (pôr na posição de Filho de Deus; adotar para dentro da família de Deus os homens que já foram feitos filhos de Deus) Rom 9:4; Rom 8:23; Rom 8:15; Gál 4:4-6; Efé 1:5 (fomos preordenados para adoção como filhos).
Como a adoção por Deus se compara com a adoção terrestre
(A) Em ambas, é o pai que toma todas as iniciativas e ações que a proveem. Jo 3:16; ler depois: Isa 1:18 (serão tornados brancos como a neve).
(B) Ambas proveem uma herança a quem nada tinha nem nada merecia Rom 8:17 (acima); 1Ped 1:1-9.
(C) Ambas proveem um nome novo Apo 2:17. Ler depois: Jo 1:42
Pelo arrependimento e conversão:
Fomos resgatados do espírito da escravidão (Rm 8:15; 2Tm 1:7)
Recebemos o espirito de Adoção (Gl 4:4-9; Ef. 1:3-6)

4) CAPACITAÇÃO – processo pelo qual o indivíduo torna-se habilitado, capaz de desenvolver competências na sua área de atuação. Isso se dá através da aquisição de conhecimento. Tornar-se capaz é desenvolver habilidades para fazer algo, aptidão para certo fim adquirida por meio de estudo e experiências.
A capacitação pode ocorrer de duas maneiras:
A) no plano intelectual (1Tm 1:7)
B) no plano espiritual (Mt 11:25)
No plano espiritual, o Espírito Santo capacita os servos de Deus sem olhar o grau de conhecimento secular da pessoa. Uma coisa é a capacidade cognitiva outra é a unção do Espírito Santo na vida de um crente. No plano espiritual, a CAPACITAÇÃO do Espírito Santo:
· É o revestimento de poder que deve ser um desejo contínuo da igreja (Lc 24.49).
· O revestimento de poder do Espírito capacita a igreja a fazer a obra de Deus (At 1.8).
· É para todos os que professam a fé em Jesus (Jo 14:12-17).

5) CONSTANTE RENOVAÇÃO – não basta estar convertido e arrependido dos pecados. É preciso uma renovação constante, no dia-a-dia. 2 Co 4.16. A RENOVAÇÃO CONSTANTE pressupõe:
Buscar do batismo com o Espírito Santo, Buscar dos dons espirituais, Guardar a palavra, a obediência e a fé (2 Co 4.7) e Não perder o foco de nossa fé: Jesus Cristo – o nosso Salvador

0 comentários:

Postar um comentário