sábado, 13 de junho de 2015

Quem Deve Ministrar a Ceia do Senhor?

Quem Deve Ministrar a Ceia do Senhor? 
Tipo: Perguntas e respostas / Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa


Vejam as perguntas e respostas sobre o assunto:

1) A quem devo ministrar ceia?

R - A ceia é ministrada a crente. Jesus tomou a ceia com os santos apóstolos, um grupo seleto, e disse: fazei isto em memória de mim. Quem não crê, não o faz em memória dEle. Somente os santos crentes devem tomar parte na ceia.

2) Pode uma pessoa não batizada tomar ceia?

R – Regra geral, só os batizados dela participam, isto é, os que já demonstraram que estão firmes na fé, e foram aceitos como membros da igreja local. Esse cuidado justifica-se pela reverência com que se deve ministrar a ceia. Não é para ser ministrada indistintamente, a qualquer pessoa.

3) Pode uma pessoa que ainda fuma ou pratica atos de "pecados" tomar ceia?

R - Se a pessoa é crente e já foi batizada é porque a Igreja a reconhece como apta a participar da ceia. Mas se caiu em pecado, cabe ao pastor avaliar a sua situação. Aliás, o próprio crente é que deveria, se está em pecado, não participar da ceia, pois numa igreja de muitos membros torna-se difícil fazer uma avaliação segura. A Bíblia recomenda que “examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim como deste pão e beba deste cálice” (1 Co 11.28).

4) Quem deve ministrar a ceia?

R - Regra geral são os pastores, auxiliados por outros líderes espirituais. Mas há igreja que delega o ofício a outros líderes. A Bíblia não especifica QUEM. Diz apenas “fazei isto”: comam do pão e bebam do cálice. No caso de não ser o pastor, que seja um crente devidamente credenciado pelo pastor. Na igreja primitiva eles se reuniam e repartiam o pão (At 2.42; 20.7). O crescimento da igreja exigiu o comissionamento de presbíteros, bispos e diáconos.

5) Qual a intenção certa da ceia da bíblia?

R - Cumprir a ordenança de Jesus: “Fazei isto” (1 Co 11.23ss). A ceia é um dos dois sacramentos (isto é, algo sagrado) instituídos por Jesus. O outro é o batismo. Jesus disse qual a finalidade: "Em memória de mim". Para que o Seu sofrimento, morte, ressurreição e ascensão estejam bem vivos em nossa memória.

6) Crianças tomam ceia?

R - Não sei se alguma igreja permite. Regra geral, somente depois do batismo, que se dá somente quando o adolescente está em idade de crer conscientemente em Jesus e aceitá-lo como Senhor e Salvador. A Palavra diz: Quem crer e for batizado... Naquilo em que a Bíblia não está bem clara, cabe à Igreja, com o auxílio do Espírito Santo, estabelecer as normas necessárias para que o culto se faça com reverência e ordem. Que tudo seja para glória de Deus.

15 comentários:

  1. Parabéns pelo novo blog. Favor atualizar o nome do blog

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de sabe se uma pastora separada do pastor pode servi santa ceia

    ResponderExcluir
  3. Uma mulher maquiada pode ministrar a Santa Ceia do

    ResponderExcluir
  4. Eu sou obreira,posso,junto ao Pastor,consagrar e servir a Santa Ceia?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber saber se uma Evangelista quando o pastor está de banco pode ministrar Santa ceia

    ResponderExcluir
  6. como pode alguem que nao tem pecado tomar a santa ceia sendo que tds somos pecadores irmao

    ResponderExcluir
  7. Mulher não pode ministrar a ceia do Senhor

    ResponderExcluir
  8. Anfitrião pode realizar a ceia pois ele é o responsável pela igreja?

    ResponderExcluir
  9. Um auxiliar de trabalho pode servir a Santa ceia e dar bênção apostólica?
    O pastor pode ungir um auxiliar de trabalho como evangelista para ele dar santa ceia e bença apostólica numa igreja afiliada, mas quando ele vai para cede nem sobe o púlpito?

    ResponderExcluir
  10. Por favor me expliquem, se tiver textos bíblicos pode manda por favor

    ResponderExcluir