sexta-feira, 17 de junho de 2011

Igreja Assembleia de Deus comemora 100 anos no Brasil


Matéria replicada do Jornal Folha Sertaneja.
Folha Sertaneja

Assista a entrevista do Pr. Samuel Camara
Rede Boas Novas


Em Paulo Afonso, sob a coordenação geral do pastor José Miguel, presidente do campo neste município, as comemorações começaram dia 5 de junho, com a presença do Prefeito Anilton Bastos

Antônio Galdino, com apoio site da IAD, Eliseu Nicácio e Ascom/PMPA
divulgação divulgação IAD - Cem anos no Brasil.



As Assembleias de Deus estão completando 100 anos no Brasil. Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos que antes de chegarem ao Brasil visitaram o movimento de despertamento e avivamento espiritual da Rua Azuza em Los Angeles, EUA. Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava. Ao pesquisarem no mapa descobriram que se tratava da região norte de nosso país. Obedecendo ao “ide” chegaram a terras brasileiras em 19 de novembro de 1910.

A princípio reuniram-se com as igrejas batistas aqui já instaladas, mas como traziam na bagagem a doutrina pentecostal do batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas e a atualidade da concessão de dons espirituais como nos tempos apostólicos, não demorou para que o Senhor Jesus começasse a batizar os membros daquela igreja que, não aceitando a nova doutrina, decidiram desligar da comunhão os crentes que se uniram aos missionários.

Entre eles a irmã Celina Albuquerque, que na madrugada de 02 de junho de 1911 recebeu o batismo no Espírito Santo e falou em línguas conforme a promessa descrita no livro do profeta Joel 2 e seu cumprimento em Atos dos Apóstolos 2. Ela foi a primeira crente da igreja Batista de Belém a ser batizada. Logo outros foram batizados também. Um total de 13 membros deixou a igreja Batista em Belém do Pará para juntar-se aos missionários e fundarem em 18 de junho de 1911 a igreja Missão da Fé Apostólica.

Muitos estavam curiosos para conhecerem a nova doutrina. Houve rejeição por parte de alguns, mas muitos abraçaram a doutrina porque viam nas páginas da Bíblia a confirmação do que era pregado e ensinado pelos missionários estrangeiros. A essa altura as reuniões de oração que no início aconteciam na residência dos missionários, passaram à residência da irmã Celina de Albuquerque.
Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembléia de Deus, há 100 anos, em Belém-PA




Reunidos na casa da irmã Celina, por sugestão de Gunnar Vingren, em 18 de janeiro de 1918, registrou-se a igreja Assembleia de Deus, nome que traz até hoje. Tendo origem no movimento pentecostal do início do século XX na América, as Assembleias de Deus do Brasil, cresceram nos moldes da igreja do Novo Testamento, onde os discípulos cheios do Espírito Santo levaram o Evangelho a todo o mundo.

Não muito tempo depois as Assembleias de Deus chegaram aos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Em 1922 chegou ao Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da República.

Desde 1930, quando se realizou a primeira Convenção Geral dos pastores na cidade de Natal, RN, as Assembléias de Deus no Brasil passaram a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem, contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus dos EUA através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.
Ascom/PMPA Ascom/PMPA Assembléia de Deus em Paulo Afonso, domingo, 5 de junho de 2011




Em virtude de seu fenomenal crescimento, principalmente depois dos anos 90 com a criação e ação da chamada Década da Colheita, iniciativa das Assembléias de Deus, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, as autoridades religiosas e seculares despertaram para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se, no futuro, uma nação protestante. Tal possibilidade se tornou ainda mais real com a divulgação entre o final de 2006 e início de 2007 por um instituto de pesquisa de que, com vinte milhões de fiéis, o Brasil é o maior país pentecostal do mundo.

Atualmente os mesmos institutos de pesquisa apontam para uma mudança no perfil evangélico brasileiro em todos os setores da sociedade por conta da ação do Evangelho. As Assembleias de Deus estão hoje em todas as camadas da sociedade, inclusive com representantes na esfera política do Congresso Nacional. Como agente de mudança não somente espiritual, vê-se a igreja agindo em grande escala em trabalhos sociais de grande envergadura e empenhada a mudar a face do nosso país a partir do Evangelho de Jesus Cristo, tendo templos em quase todas as cidades brasileiras.

As Assembleias de Deus chegam ao seu centenário como uma igreja forte, crescente e saudável, mantendo a pureza da doutrina pentecostal e, desafiando os especialistas em crescimento de igreja, continua expandindo-se desta feita para além das fronteiras, realizando um extraordinário trabalho missionário, tendo obreiros em quase todos os países do globo.

A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), presidida pelo Pr. José Wellington Bezerra da Costa, vem realizando no centenário das Assembleias de Deus solenidades públicas em todas regiões do Brasil, preparando e conscientizando seus membros acerca importância da chegada dos missionários e da preservação da doutrina pentecostal em solo brasileiro.

Assembléia de Deus em Paulo Afonso
Ascom/PMPA Ascom/PMPA Prefeito Anilton, Pastor José Miguel e outros pastores descerram placa comemorativa dos 100 anos da Assembléia de Deus no Brasil




Com quase 70 anos de vida em Paulo Afonso a Assembléia de Deus já conta milhares de membros desde a sua igreja sede, na Rua São Francisco às mais de quarenta congregações espalhadas pelo município, em seus vários bairros e em muitos povoados.

O Pastor do campo de Paulo Afonso é José Miguel e esta Igreja AD baiana é ligada ao campo de Maceió.

A programação comemorativa dos 100 anos da Assembléia de Deus no Brasil começou em Paulo Afonso no dia 5 de junho com um culto festivo na igreja sede que contou com a presença do Prefeito Anilton Bastos e secretários municipais.O Prefeito fez a leitura de um texto no qual destacou a importância do trabalho desta igreja no município, não só no que se refere ao seu crescimento espiritual mas, sobretudo na ação social que desenvolve. O prefeito, o Pastor Miguel e outros pastores presentes descerraram a Placa, oferecida pela Prefeitura, para marcar os100 da AD no Brasil.
Acervo Eliseu Nicácio Acervo Eliseu Nicácio Pastores:Gerson, Adilson, Miguel, Edson e Josias, no batismo de 106 novos convertidos da AD




"Somos muito gratos por essa benção", afirmou. "Nossa gratidão a Deus pela bravura dos pioneiros, que enfrentaram muitos desafios, perigos e doenças para trazer o Evangelho a essa região", disse o pastor Miguel.

Mais de cem batismos em Paulo Afonso. Amara se batizou dia 12 de junho.

As comemorações se prolongam ao longo de todo o mês de junho. No domingo, dia 12 de junho, centenas de pessoas compareceram ao Bairro Panorama - Beira Rio,
no Lago Moxotó, nas proximidades do Colégio CETEP, antigo Ciepa, para ver e alegrar-se com a realização de 106 batismos de novos convertidos ao evangelho, nesta Igreja Assembléia de Deus.

O encontro reuniu membros da Assembléia de Deus da igreja sede em Paulo Afonso e de Congregações da Igreja espalhadas pelo município e ainda outros vindos de Glória e da Barragem Leste, município de Delmiro Gouveia, em Alagoas.

Acervo Eliseu Nicácio Acervo Eliseu Nicácio Amara Barros, à direita, ao lado do Pastor Eliseu Nicácio e July ao lado do Pr. Ernando, logo após o seu batismo



Pr. Eliseu ao lado do irmão Kim e do irmão José, após o batismo.


As mulheres da Assembleia de Deus do Panorama que foram batizadas: July, Patricia e Amara.


Momentos após o batismo: Pr. Eliseu, irmã Tania, David, Amara, Pr. Ernando e July.



Momentos de Alegria no culto a noite: Prof. Francisco, irmã Patricia, irmã Amara, irmão Kim e o irmão José.

Os batismos foram realizados pelo pastor Miguel, que é o presidente do campo de Paulo Afonso, Pastor Jerson do BTN2, Pastor Adilson do Bairro Centenário, Pastor Edson, de Glória e o Pastor Josias, da Barragem Leste.
No momento do batismo fizeram parte os dirigentes das congregações de Paulo Afonso, os cantores e cantoras da igreja e com a participação da banda de música Harmonia Celeste sob a regência do maestro Izael Alves.

Entre os 106 novos membros da Assembléia de Deus que se batizaram estavam cinco da Igreja do Panorama: O irmão Kim, irmão José, a irmã July e a cantora Amara Barros.



Acervo Eliseu Nicácio Acervo Eliseu Nicácio 106 pessoas foram batizadas nas águas do rio São Francisco, em Paulo Afonso-BA




A programação da Assembléia de Deus de Paulo Afonso continua durante a semana com cultos públicos realizados no dia 17 e 18 de junho, na Praça D. Jackson, em frente na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. Além do Pastor José Miguel estarão presentes vários pastores da região e de Maceió e haverá também a participação de jovens e senhoras da igreja em momentos especiais de louvor e adoração, que terão também a participação do grupo de louvor e da banda Brilho Celeste da Igreja Assembléia de Deus de Paulo Afonso e cantores e músicos visitantes.

No domingo, um momento especial e solene da Igreja, com a realização da Santa Ceia, da qual participarão muitas centenas de membros da Assembléia de Deus, em Paulo Afonso.

0 comentários:

Postar um comentário