quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Heróis da fé

Heróis da fé (1)

Exemplos do passado para os crentes do presente

Ao escrever a carta aos Hebreus, seu autor estava diante de um desafio: mostrar aos judeus convertidos a superioridade do cristianismo em relação ao judaísmo. A religião do Antigo Testamento era muito vinculada a questões visíveis, objetos sagrados, lugares santos e pessoas especiais. Tudo isso era coerente com aquele estágio da revelação divina. O evangelho, porém, transfere a ênfase para o invisível, acessível por meio da fé. Os destinatários daquela carta precisavam se desvincular, em certo sentido, de toda aquela herança palpável, sob pena de ficarem presos a um estágio que já deveria ter sido superado. Tudo aquilo funcionaria como uma âncora que, embora tenha sido útil no passado, tornava-se impedimento ao progresso espiritual. O desapego era necessário para que aqueles irmãos pudessem alcançar um novo nível em suas experiências com Deus.

Para fundamentar sua argumentação de que a fé é superior e por ela viverá o justo (Hb 10.38), o autor apresenta, no capítulo 11, uma lista de personagens do Antigo Testamento, demonstrando que eles também dependeram da fé em seu relacionamento com Deus, tornando-se justos diante dele (11.7). É de especial importância o fato que as primeiras pessoas da lista viveram antes que houvesse o judaísmo, a lei mosaica, o templo e seus rituais.
Visível ou invisível – viver por vista ou por fé.

O capítulo apresenta um confronto entre o visível e o invisível. Em alguns casos, o invisível refere-se ao que é espiritual (11.6), em outros, trata-se daquilo que ainda não existe ou ainda não foi alcançado. Portanto, os servos de Deus dependeram da fé e por meio dela foram capazes de esperar o que Deus prometeu ou caminhar na direção determinada por ele (11.1).

As circunstâncias poderiam atrair o foco dos personagens para o presente visível, fosse o problema imediato (a esterilidade de Sara, por exemplo – v.11) ou o benefício imediato (tesouros do Egito – v.26). Era preciso ousadia e determinação para prosseguir em direção ao futuro planejado por Deus.

Nós também vivemos esse confronto a cada dia, correndo o risco de sermos dominados pelas tribulações e tentações da realidade visível, muitas vezes contrária ao que cremos e esperamos.

Visível e invisível se encontram em Hebreus 11, versos 1, 3, 6, 7, 8, 13, 20, 21, 22, 26, 27.

Esperar ou agir?

Os heróis da fé souberam esperar e agir. A vida de fé sempre se caracteriza por estas duas atitudes, opostas entre si. Existe tempo de espera e tempo de ação. Que Deus nos dê sabedoria para discernir um do outro. É como acontece no trânsito de automóveis: existe o tempo de avançar e o tempo de parar, dependendo dos sinais ou condições da via. Que o Senhor nos ajude a compreender sua direção e seus sinais.

Hebreus 11 contém o conceito de “herança”, que pressupõe a espera (v.7, 8, 9). A pressa, a precipitação e o imediatismo são contrários à fé. Por outro lado, o comodismo e a inércia também são. É preciso saber identificar o momento certo e então agir. Noé deveria esperar pelo dilúvio, enquanto construía a arca, sabendo que o Senhor teria um tempo certo para tudo, mas, quando recebeu a ordem para entrar nela, ele precisava agir.

O homem moderno é cada vez mais impaciente, desejando resultados instantâneos, mesmo que não sejam duradouros. Esse tipo de atitude não combina com uma vida de fé.
Atitudes de espera são citadas ou subentendidas em Hebreus 11.1, 7, 8, 9, 10, 11, 28, 30. Porém, o que mais se destaca no capítulo é a ação dos personagens.
Fé bem direcionada.

A maioria das pessoas afirma ter fé, mas é preciso saber em quê elas acreditam. Há que se observar que a fé daqueles homens era em Deus (Heb.11.6). Aquele capítulo não serve para se justificar a fé em qualquer coisa, pessoa, espírito ou santo, mas uma crença corretamente direcionada.
Diversidade de personagens.

A lista envolve homens (v.4, 5, 7, etc), mulheres (v.11), solteiros (v.24), casados (v.8), crianças (v.23), jovens (v.9), adultos (v.24), idosos (v.21, 22), ricos (v.8) e pobres (v.31).

Lemos sobre a experiência de maridos (v.7, 8), esposas (v.11, 35), filhos (v.17), patriarcas (v.8, 20, 21, 22), juízes (v.32), profetas (v.32) e um rei (v.32). Há episódios envolvendo pais e filhos (v.20), avôs e netos (v.21), líderes (v.24, 32) e o povo (v.29). São vivências individuais, familiares e coletivas, chegando a envolver toda a nação de Israel. Para não se dizer que o capítulo é estritamente judaico, temos ali uma mulher cananéia: Raabe, a meretriz.

Abel, Enoque e Noé também não eram judeus. Com isso se demonstra que não existe uma exclusividade nacional no relacionamento com o Senhor.

Tal variedade nos permite concluir que há lugar para todos os tipos de pessoas no reino de Deus. Jacó e Raabe são exemplos de pessoas com problemas de caráter e comportamento, mas que creram em Deus e foram transformados por ele.

Nenhum de nós deve pensar que está excluído da possibilidade de ter uma experiência gloriosa com o Senhor pela fé, pois ele chama a todos, não fazendo acepção de pessoas (At 10.34).

Crise é oportunidade

Muitos dos exemplos citados em Hebreus 11 envolvem crises que, atravessadas com fé, foram transformadas em grandes vitórias. Se a vida daqueles homens tivesse sido absolutamente tranquila, seus nomes não estariam na galeria da fé.

Diante de problemas graves (v.11) e obstáculos humanamente intransponíveis (v.30), insuperáveis, eles perseveraram, avançaram e venceram.

Moisés se destacou, sendo citado em vários versículos (v.23-29). Enfrentou vários desafios, em diferentes fases da vida, em lugares e situações diversas. Resultado: várias superações. Temos, em seu exemplo, particularidades da formação de um grande líder.

Todos os heróis da fé enfrentaram muitas dificuldades. Por isso tiveram grandes experiências e, em cada uma delas, conheciam o Senhor um pouco mais.

Portanto, aceitemos de bom grado as nossas lutas, pois elas se tornam nossas únicas e óbvias oportunidades de vitória. Não quero dizer que devamos acomodar diante dos problemas, mas enfrentá-los como fatos necessários na vida, desde que não sejam causados por nós mesmos.

Se existe um tipo de oração errada, contraditória e que Deus não atende é esta:

“Senhor, evita todo tipo de tribulação na minha vida e faz com que eu seja um cristão maduro, forte e experiente”.

Como alguém pode ter músculos bem desenvolvidos sem o levantamento de pesos?

Por outro lado, não podemos provocar crises por nossa própria iniciativa. Seria como pular do pináculo do templo para que os anjos nos segurem (Mt 4.6).

É importante frisar também que a crise não adquire aspectos positivos automaticamente. Isto depende de como nos comportamos diante dela, se somos passivos, se agimos por conta própria ou de acordo com a orientação de Deus. Por exemplo, Noé venceu o dilúvio porque seguiu as instruções divinas (Hb 11.7).

Na água, pode-se afundar ou flutuar. São dois fatos opostos, mas ambos obedecem às leis físicas. Assim, na mesma situação em que alguns afundam, outros flutuam porque realizam procedimentos concretos derivados da fé. Estão vivendo de acordo com uma lei superior, a lei do espírito de vida (Rm 8.1-2). Há quem se afogue num balde d’água e quem obreviva sobre o oceano.

Pedimos ao Senhor que aumente a nossa fé para que possamos vencer todos os desafios desta vida.

::Pr. Anísio Renato de Andrade

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