segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Altar

O altar é a posição espiritual onde nossas forças serão renovadas no Senhor

Ao longo da Bíblia, várias passagens contam que homens de Deus erigiram altares ao Senhor. Era uma maneira de adorar a Deus, estabelecer pactos com Ele. Ao observarmos a trajetória dos homens de Deus: Abraão, Moisés e Gideão, observamos que eles levantavam altares quase que continuamente, tendo cada um deles sua motivação espiritual.

Como está sua vida como altar de Deus?


O que é a restauração do altar?

O altar é o local de morte. É ali que nossa vida é colocada como um sacrifício para Deus. No altar nós morremos para as nossas próprias convicções, vontades, desejos, expectativas, etc... No altar morremos para a nossa vida a fim de podermos viver uma nova vida para com Deus. No altar tem fim o velho homem. O desejo do coração do Eterno é que, após termos um verdadeiro encontro com Ele, possamos verdadeiramente morrer. Quando o sacrifício queimava, subia um cheiro que se desprendia da vítima! E é isso que o Eterno espera, que quando nossa vida for a ele oferecida, possamos liberar um cheiro suave a fim de agradarmos ao Senhor! Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o Senhor, cheiro suave; uma oferta queimada ao Senhor (Êx 29:18).

Aqui na terra Jesus vivia numa posição de total dependência em Deus. Noite e dia ele era “todo ouvidos” para Deus. Não fazia nada sem ver o Pai fazê-lo primeiro. A base de sua vida era uma posição de incessante comunhão com Deus – e isso é o altar.

É a restauração do homem. Deus restaura o homem da queda e do pecado, justificando-o, santificando-o e glorificando-o. Ressuscita-o de entre os mortos. Dá-lhe corpo novo, revestido de incorruptibilidade e de imortalidade (1 Co 15.53). Torna-o igual a Jesus Cristo (Rm 8.29-30; 2 Co 3.18; Fp 3.20-21; 1 Jo 3.2).

O que significa restaurar o altar?

Significa restaurar a comunhão com Deus e com o seu povo, a Igreja. Significa restaurar aquilo que um dia cremos (nossa doutrina), e vivemos (nossa prática), mas que por alguma razão abandonamos ao total desapreço. Portanto a restauração do altar é uma recuperação daquilo que está esquecido, obscurecido. A restauração repara nossa vida espiritual. Restaura o nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor e pelas coisas do Reino.


Altar 1 – Abraão construiu um altar ao Senhor e chamou de “Jeová Jireh = O Senhor proverá”
JEOVÁ (Ha'Shem) Jireh – O Senhor proverá



E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. Gênesis 22:8
E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Gênesis 22:14
Quando Abraão estava caminhando para oferecer o seu filho Isaac obedecendo a ordem de Deus, o menino observou tudo e perguntou meu pai onde está o cordeiro para o holocausto.
Abraão respondeu meu filho: Jeová Jireh.








Altar 2 – Moisés construiu um altar ao Senhor e chamou de
“Jeová Nissi = O Senhor é a Minha Bandeira”



Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pós.
E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA. Êxodo 17:15

Altar 3 – Gideão construiu um altar ao Senhor e chamou de
“Jeová Shalom = O Senhor é a Minha Paz”
JEOVÁ (Ha'Shem) Shalom – O Senhor é Paz.



Quando Gideão estava malhando o trigo e viu o anjo do SENHOR, teve medo pensando que ia morrer e Deus falou para ele que não morreria, ele então ele respirou e disse: Jeová Shalom.
Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas. Juízes 6:24

JEOVÁ (Ha'Shem) Rafa – O Senhor que te sara








E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. Êxodo 15:26
Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, Salmos 103:3
Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito;
Porque eu sou o SENHOR que te sara.

0 comentários:

Postar um comentário